domingo, 20 de março de 2011

Hidratação e Desidratação no idoso

A água é essencial para a vida e uma boa hidratação é importante para o organismo funcionar eficientemente. Os idosos têm uma necessidade de ingestão de líquidos semelhante à dos jovens adultos. Todavia, existem várias mudanças fisiológicas na sequência do processo de envelhecimento que podem afetar o equilíbrio hídrico nesta população, colocando os idosos em risco de desidratação.
O mecanismo de resposta de sede diminui com a idade, a quantidade total de água no organismo também é menor em virtude da perda de massa muscular e ocorre igualmente uma diminuição da função renal.

Em homens adultos, a porcentagem de água corpórea é de 60% e isto diminui 10% em homens idosos sendo 50% enquanto que em mulheres jovens, essa porcentagem é de 50% e em mulheres idosas é de 45%.
Geralmente aponta-se a faixa etária dos 30 anos como o ápice da reserva fisiológica da maior parte dos sistemas e início da perda.

A desidratação em idosos aumenta o risco de várias condições, como infecções urinárias, insuficiência renal, hipertermia sob condições de temperaturas elevadas, maior risco de quedas, confusão e delírio, estando também associada a um aumento das taxas de mortalidade em idosos hospitalizados.
Vários estudos de intervenção sugerem a necessidade de cuidados especiais com a hidratação de idosos que devem ser informados sobre a grande quantidade de bebidas disponíveis além da água. Quando os idosos são dependentes, o papel do cuidador e dos profissionais de saúde na manutenção de um adequado balanço hídrico é imprescindível.

*CAUSAS DE DESIDRATAÇÃO*

-  Hipernatremia (aumento de sódio) e diminuição de água no organismo;
-  Uso de diuréticos e laxantes;
-  Insuficiência renal;
-  Vômito e diarréia;
-  Febre com suor excessivo;
-  Diabetes insipidus (falta de produção de ADH – hormônio antidiurético);
-  Dificuldades de mobilidade quanto ao acesso a água;
-  Problemas de visão;
-  Dificuldades de deglutição;
-  Alterações cognitivas;
-  Uso de sedativos;
-  Medo da incontinência pode levar alguns idosos a limitar o consumo de líquidos;
- Baixo consumo de alimentos também diminui a quantidade de água adquirida dos alimentos.

*SINAIS DE DESIDRATAÇÃO*

- Aumento da agitação psicomotora;
- Indisposição para realização das atividades diárias;
- Dores de cabeça;
- Boca seca ou com pouca saliva;
- Choro sem lágrimas;
- Diminuição da urina ou urina concentrada (de cor forte);
- Diminuição da pressão arterial;
- Aumento da freqüência cardíaca;
- Letargia e sonolência;
- Pele que ao pinçar com os dedos, demora para voltar ao normal;
- Confusão;
- Fraqueza muscular;
- Obstipação;
- Tonturas;
- Irritabilidade;
- Pneumonia;
- Desorientação;
- Infecções do trato urinário;
- Perda de peso;
- Aumento de infecções.

*SUGESTÕES PRÁTICAS PARA OS IDOSOS BEBEREM MAIS ÁGUA*

É necessário informar as pessoas idosas sobre a necessidade de beberem o suficiente, mesmo quando pensam que não é necessário por causa da diminuição da sensação de sede com o envelhecimento. As pessoas idosas devem ser informadas sobre a grande variedade de bebidas disponíveis como, por exemplo, chá, sumos de frutas, infusões, leite e sopa. Também podem ser advertidas da importância do consumo de alimentos ricos em água, tais como os vegetais frescos, fruta, queijo fresco e iogurte. Os idosos devem ser informados que devem beber regularmente, em vez de beberem uma grande quantidade de uma só vez, porque a distensão gástrica rapidamente diminui a sensação de sede. Quando os idosos são dependentes, o papel dos cuidadores e dos profissionais de saúde é extremamente importante. As chamadas de atenção devem ser ainda mais frequentes nos meses quentes.

*CONCLUSÃO*

Uma informação adequada deve ser dada regularmente, não somente aos idosos, mas também às suas famílias, cuidadores e profissionais de saúde. Deve ser salientado o fato do mecanismo de sede diminuir com o envelhecimento, enquanto que as necessidades de hidratação se mantêm, tornando a manutenção da homeostase mais difícil. Todos os meios devem ser utilizados para manter um consumo de fluidos adequados.
Em caso de desidratação, com sonolência excessiva e/ou dificuldade de ingestão de líquidos, procure atendimento médico imediatamente.

      

sábado, 12 de março de 2011

Obtendo boa memória

 


 

Que tal começarmos a semana botando a nossa MEMÓRIA para trabalhar?

 

 

 

 

No Jornal Hoje foi realizada uma matéria sobre exercícios que ajudam na memória. 

Aproveitando, deixo um site de exercícios personalizados na forma de jogos que comprovadamente ajudam a melhorar sua capacidade de memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial. 



                CONFIRAM