domingo, 19 de dezembro de 2010

Manual da Alimentação Saudável para a Pessoa Idosa

Está sendo disponibilizado um manual online sobre alimentação saudável que tem como objetivo oferecer subsídios aos profissionais de saúde com relação a essas orientações, apresentando medidas práticas para o preparo e o consumo dos alimentos, que podem contribuir para promover mais prazer, conforto e segurança durante as refeições diárias da pessoa idosa.
Esta deve ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, variada, referenciada pela cultura alimentar, harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente.

Consta de temas bem interessantes como:

- Orientações para favorecer uma alimentação saudável à pessoa idosa
- Medidas associadas ao preparo e ao consumo das refeições diárias
- Orientações para auxiliar na autonomia;
- 10 passos para alimentação saudável.

É muito bom e vale a pena conferir:



                          
 "Entre os cuidados diários com a saúde que contribuem para um ritmo favorável de envelhecimento está a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"

domingo, 12 de dezembro de 2010

Sete dicas essenciais para viver mais e melhor

1. Se sentir útil: “Quem é útil tem o que fazer, tem lições, tem atividades. Ser lembrado por isso mantém a pessoa viva, mantém a pessoa alegre e a convida a viver muito tempo.”

2. Atividades físicas: “A atividade física também está incluída nesse pacote de vida longa, porque também gera alegria e satisfação, ao mesmo tempo em que gera benefícios para o organismo.”

3. Bom humor: “É preciso ver a vida com bom humor. Muitas pessoas olham a vida procurando ressaltar as dificuldades, mas um dos melhores fatores de viver muito bem é a capacidade de enfrentar e superar as adversidades da vida.”

4. Saber perdoar: “Mágoa mata. É preciso ficar livre das magoas, tornar a vida mais leve, saber perdoar. Quando perdoamos, é claro que o outro se beneficia, mas o maior beneficiado somos nós mesmos.”

5. Comer menos: “As pesquisas que mostram que a diminuição das calorias no alimento aumenta o tempo de vida. Então, não coma muito.”

6. Coma peixe pelo menos duas vezes por semana: “A dieta mais apreciada em relação à longevidade é a Dieta do Mediterrâneo, que tem peixe, um pouquinho de arroz, verdura, legume e muito azeite.”

7. Dormir bem: “Viver muito não é uma promessa. Viver muito já é uma realidade para todos nós. Nosso compromisso agora não deve ser apenas viver muito, é fundamentalmente viver bem.”