quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Geriatria Preventiva: Medicina do jovem para o futuro

 A Geriatria deixou de ser a medicina do idoso para se tornar a medicina do jovem que quer envelhecer com sucesso. Isto foi possível graças ao aumento de atividades desenvolvidas, principalmente, pela geriatria preventiva.

Vivemos em um mundo conturbado onde os jovens estão adquirindo cada vez mais doenças que eram comumente associadas com a idade avançada. De acordo com o médico Ralph Barros Penteado, os objetivos principais da Geriatria Preventiva são:  prevenir ou curar doenças que originalmente acometiam idosos e que hoje se manifestam em jovens como obesidade, colesterol alto, diabetes, pressão alta, cardiopatias, entre tantas outras. A má qualidade de vida (estresse, sedentarismo, má alimentação, poluição) se reflete no jovem de forma dramática, levando-o a adquirir doenças de adultos muito precocemente. 

A geriatria preventiva trata o paciente como um todo checando sua saúde física e mental, verificando a condição da pele, hábitos alimentares, indicando formas de relaxamento, exercícios adequados, tratando o paciente com medicina complementar, como acupuntura, por exemplo, e adotando a medicina estética.

No país há cerca de 20 milhões de idosos. Estas estimativas e o constatado aumento vertiginoso desta população, faz tornar-se necessário um atendimento multidisciplinar especializado que venha, efetivamente, intervir nas ações de saúde. A responsabilidade deve ficar a cargo dos profissionais de saúde especializados em Geriatria e Gerontologia que centralizará o acompanhamento do idoso em todas as áreas.

Gerenciar as ações de saúde no idoso é tarefa complexa que exige conhecimento técnico. É nesta época que há a prevalência de doenças crônico-degenerativas: hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia (colesterol alto), reumatismo, câncer (próstata, pulmão etc.), obesidade, doenças cardíacas, acidente vascular encefálico (derrame) entre tantas outras.

Não há uma idade ideal para se consultar com um geriatra, mas, em geral, são encontrados nos consultórios pacientes a partir dos 30 anos. Estes estão investindo numa melhor qualidade de vida e numa velhice prazerosa.

LEMBRE-SE:

 A prevenção e o tratamento das enfermidades na terceira idade não só aumentam a sobrevida como melhoram sua qualidade.
                                                                            Por: Portal do Envelhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário