segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Depressão no idoso

Devido à grande queixa de meus pacientes, irei postar sobre um assunto que comumente acomete os idosos.
A depressão é definida como um conjunto de alterações comportamentais, emocionais e de pensamento associada a distúrbios do humor e/ou perda do interesse pela vida.
  

*Sintomas*

Aumento ou diminuição do apetite e sono; sensação contínua de cansaço; perda do interesse em atividades atuais e do passado e nas relações sociais; sentimentos de reprovação ou culpa; estado de apatia ou agitação; diminuição na capacidade de concentração; desesperança; dores nas costas e cabeça; nos casos mais graves podem ocorrer idéias de suicídio.
No idoso, o relato de sintomas somáticos (alteração do sono e apetite) é mais prevalente. Outra queixa é a alteração cognitiva (da memória).
Estes sintomas permanecem na maior parte do dia por tempo prolongado (mínimo de 2 semanas).

*Possíveis causas*

Doenças crônicas, predisposição genética; ruptura de vínculos sociais; perda do espaço ocupacional; diminuição no rendimento econômico; isolamento; perda de parentes próximos; distúrbios de memória; quadros dolorosos crônicos; hipotireoidismo; alguns medicamentos; doenças físicas.
É importante destacar que a incapacidade decorrente da senilidade é um fator de risco para o desenvolvimento da depressão, causando estresse e alterações negativas da vida. A dor, a ansiedade, a imobilidade, a hospitalização, a reabilitação demorada, sensação de perda, a baixa auto-estima, as restrições nas atividades sociais e interpessoais podem precipitar o início da depressão.

*Diagnóstico e Prevenção*

O reconhecimento muitas vezes é difícil, pois existe a idéia de que a depressão é algo "normal" da velhice e NÃO é. É necessário procurar um especialista para avaliação especializada.
Cuidar da qualidade de vida em todos os sentidos (saúde, atividades físicas regulares; boa alimentação, manter o maior número de interesses e atividades possíveis principalmente as que dão prazer e satisfação; manter contatos pessoais e amizades; manter metas e objetivos).

*Tratamento*

Cada indivíduo possui uma indicação específica de tratamento, não havendo regra para tal. Cabe ao médico realizar uma avaliação precisa e prescrever tratamento mais adequado.
A atividade física orientada é comprovadamente importante para manter o bem estar físico e mental, melhorando o apetite e a qualidade do sono; a psicoterapia individual ou em grupo, auxilia a pessoa a lidar com conflitos e dificuldades da vida, assim como com suas emoções e comportamentos; a fisioterapia é indicada quando há limitações físicas ou funcionais que estão de alguma forma relacionada à depressão.
A participação do paciente e de familiares é muito importante no sucesso do tratamento.

*Referências*

4 comentários:

  1. Polly...parabéns pelo blog! Ta muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. respondendo fora do quesito rsrs !! é polli convevi com vc por alguns tempos e possso parabenizar pela sua responsabilidade e pelo carinho que voce tem pelos idosos...
    voce faz tudo´para deixar alguem feliz e satisfeito com seu carinho,,, adorei seu blog viu!! continue assim a sua recopensa será muito grande pode ter certeza!!! bjos te amú keila

    ResponderExcluir
  3. Linda, mais uma vez parabéns pela postagem!
    O cartão de visita ficou muito bom tb!!!
    Bjão! Jader Junqueira.

    ResponderExcluir
  4. Parabens, Poly!
    Seu carinho pelo que faz se exterioriza em sua pessoa e atitudes como esta, de tentar levar aos "jovens há mais tempo" conhecimento e sua atenção especial.
    Precisamos de seus conselhos, porque afinal de conta , como disse alguém, todos somos pacientes terminais...é só uma questão de tempo!
    A sabedoria será como agir para viver bem, retardando a transferência de endereço.
    Muita paz e alegria em sua nobre tarefa ,
    Tio Mauricio

    ResponderExcluir