sábado, 13 de novembro de 2010

O processo de envelhecimento

Variadas são as crenças que envolvem o processo de envelhecimento. Desde o nascimento, a vida vai se desenvolvendo de tal forma que a idade cronológica passa a ser definida pelo tempo que passa. Contudo, a velhice é uma etapa normal para todos os que conseguem alcançá-la.
A Gerontologia entende que o envelhecimento não significa uma decadência, e sim uma sequência da vida, com suas características e particularidades que é resultado de diversos fatores pessoais, sociais, econômicos, comportamentais, ambientais e culturais que, em conjunto, contribuem para uma vida longa.
É importante enfatizar que a velhice não é um estado, mas, um constante e sempre inacabado processo de desenvolvimento podendo-se dizer que na maior parte do tempo, não existe um “ser velho”, mas um “ser envelhecendo".
Pela definição da Organização Mundial de Saúde, é considerado idoso qualquer pessoa a partir de 60 anos de idade e esta proporção de pessoas está crescendo rapidamente comparada a de qualquer outra faixa etária. Entre 1970 e 2025, espera-se um crescimento de 223% (+ou- 694 milhões); em 2025, existirá um total de aproximadamente 1,2 bilhões de idosos e até 2050, haverá dois bilhões, sendo 80% nos países desenvolvidos. De acordo com a OMS, em 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos.
Portanto, todos nós precisamos pensar e agir desde já. É importante fazer com que as pessoas se tornem cada vez mais bem informadas sobre o processo de envelhecimento pois assim, estarão preparadas para combater condições relacionadas à idade e viverão de forma saudável e o mais importante, terão qualidade de vida.

                                                            Imagem retirada do site: http://www.labvitrus.com.br/perfil_envelhecimento_saudavel.html

5 comentários:

  1. Olá Pollyana!!! compartilho inteiramente com sua idéia e quero parabenizá-la por essa brilhante iniciativa!

    Precisamos enxergar a vida de uma forma positiva em todo o seu ciclo. O tempo nada mais é do que um processo que não temos controle e domínio, portanto temos que utilizá-lo a nosso favor respeitando nossos limites e principalmente termos inteligência e sensibilidade para aproveitarmos a idade que teremos mais vivência, sabedoria e experiências de vida!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Polly
    Parabéns pela iniciativa...ja iniciei o meu umas 3 vezes e não concluo..srrsrs
    Agora é só colocar os artigos e textos para o conhecimento de todos...parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sérgio... Disse tudoo!!! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Emerson!!! Muito obrigada por estar aqui!!!
    Acabei de postar um tema e acho q vai surpreender mta gente que acha q o envelhecimento está longe.. Pelo contrário ele começa na 2-3 década de vida!!! Temos que nos cuidar agora!!!
    O que mais me interessou aqui além de ajudar as pessoas, é uma forma de estudo!! Procurar vários artigos, montar os textos!!
    Aguardo o convite para o seu.. Conclua logo!!hehe
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Pollyana,veja que este poema é bem semelhante ao avanço da medicina, principalmente se tratando da GERONTOLOGIA.Tendo como seus principais objetivos de estudo as modificações morfológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais decorrentes do processo de envelhecimento, independentemente de qualquer fenómeno patológico.(Que neste caso seria a pedra). Mas com este trabalho que você vem realizando, é correto afirmar que o HOMEM pode estar em uma constante transformação de movimento para se obter uma real qualidade de vida e muito mais longa e saudável.



    A PEDRA
    O distraído nela tropeçou...
    O bruto a usou como projétil.
    O empreendedor, usando-a, construiu.
    O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
    Para meninos, foi brinquedo.
    Drummond a poetizou.
    Já Davi matou Golias e Michelângelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
    E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
    Não existe "pedra" no seu caminho que não possa ser aproveitada para o seu próprio crescimento.
    (Autor Anônimo)
    Abraços, Norberto.

    ResponderExcluir