sábado, 20 de novembro de 2010

PILATES



“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem!”





    O método idealizado por Joseph Pilates é um programa completo de condicionamento físico e mental no qual ele fundiu os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais. Do oriente, Joseph trouxe filosofias de contemplação, relaxamento e ligação entre corpo-mente. Do ocidente, trouxe a ênfase no enrijecimento muscular e força, resistência e a intensidade do movimento.
    Por ser um método que tem como princípios básicos o controle e a precisão do movimento, a concentração e a respiração, o Pilates promove equilíbrio e harmonia corporal em todas as idades, condicionando o corpo através dos exercícios. Pode oferecer um retardo ou estabilização no processo de envelhecimento.

Benefícios

    Melhora do condicionamento físico geral e da capacidade respiratória; promoção da integração corpo e mente; estimulação da circulação sanguínea e da drenagem linfática eliminando toxinas ; melhora da flexibilidade; provome o fortalecimento e o equilíbrio de todas as musculaturas; melhora da mobilidade nas articulações e do alinhamento postural; prevenção de lesões e alivio de dores musculares; ajuda aliviar pinçamentos e compressões dos discos na coluna vertebral facilitando e estimulando a circulação na região com problemas; melhora da consciência corporal, da concentração e da coordenação motora; alivio do estresse e das tensões do dia a dia; aumento da auto-estima.

Entendendo "O centro" (Powerhouse)

    O abdômen, a parte de baixo das costas e as nádegas compõem o centro de força. Os músculos associados ao powerhouse sustentam a coluna, órgaos internos e a postura. Um dos princípios fundamentais do método Pilates é que quanto mais forte "o centro de força”, mais poderoso e eficiente é o movimeto. 
Antes de cada exercício, o centro é recrutado, empurrando delicadamente o umbigo em direção as costas e contraindo os músculos profundos do abdômen. O objetivo é manter o centro corporal estável enquanto os movimentos de braços e pernas são executados com precisão.

Algumas influências do Pilates

    - Postura: Uma má postura obstrui a respiração, tenciona os músculos e ligamentos e pode afetar as articulações da coluna, propensas a artrite, artrose e dor generalizada. O método, através de seus exercícios, proporciona melhora da postura e da respiração.

    - Flexibilidade: Nos exercícios de Pilates os alongamentos são sempre estimulados.

    - Osteoporose: Nesta patologia, há muita fragilidade do esqueleto e maior suscetibilidade à fratura após pequenos traumas. Além disso,ocorre dores nas costas devido a contraturas musculares ou por microfraturas. Geralmente o fêmur e a coluna são os mais acometidas. No Pilates, trabalha-se com exercícios de fortalecimento dos músculos envolvidos com estas estruturas e de extensão da coluna.

Conclusão

    O Pilates é um método muito agradável e traz resultados surpreendentes quando realizados corretamente e com um profissional habilitado. Os corpos treinados pelo método são flexíveis, fortes e saudáveis proporcionando uma postura adequada e movimentos fluidos e elegantes.

    Joseph Pilates nos deixou algumas frases no qual encerro a postagem de hoje:

" Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas."

" Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O país inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mai felizes." 

" Vocês se sentirão melhores em 10 aulas, parecerão melhores em 20 e terão um novo corpo em 30."


Se interessou e gostaria de conhecer o método?
Entre em contato comigo e marque sua aula experimental!

Um comentário:

  1. Oi, Pollyana! Também sou fisio. Estou passando só pra dar um alô e convidar. Tudo bem?

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu “A Cruel Vingança De Seu Ignácio”. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

    ResponderExcluir